sexta-feira, 30 de abril de 2010

Quem foi o famoso Báskara?

Bhaskara viveu de 1114 a 1185 aproximadamente, na India.

Nascido numa tradicional família de astrólogos indianos, seguiu a tradição profissional da família, porém com uma orientação científica, dedicando-se mais à parte matemática e astronômica ( tais como o cálculo do dia e hora da ocorrência de eclipses ou das posições e conjunções dos planetas ) que dá sustentação à Astrologia.
Seus méritos foram logo reconhecidos e muito cedo atingiu o posto de diretor do Observatório de Ujjain, o maior centro de pesquisas matemáticas e astronômicas da India, na época.

Seu livro mais famoso é o Lilavati, um livro bem elementar e dedicado a problemas simples de Aritmética, Geometria Plana (medidas e trigonometria elementar ) e Combinatória. A palavra Lilavati é um nome próprio de mulher (a tradução é Graciosa), e a razão de ter dado esse título a seu livro é porque, provavelmente, teria desejado fazer um trocadilho comparando a elegância de uma mulher da nobreza com a elegância dos métodos da Aritmética. Numa tradução turca desse livro, 400 anos depois, foi inventada a história de que o livro seria uma homenagem à filha que não pode se casar. Justamente essa invenção é que tornou-o famoso entre as pessoas de pouco conhecimento de Matemática e de História da Matemática. Parece, também, que os professores estão muito dispostos a aceitarem estórias românticas em uma área tão abstrata e difícil como a Matemática; isso parece humanizá-la mais.

7 comentários:

Unknown disse...

eu achei muito interessante do jeito que ele fala da matemática

othon disse...

pra mim, o báskara só queria dar um poco mas emoção ao conteúdo da matemática pra que a pessoa pendesse entender a matemática como ele.
O báskara queria demostra a emoção dele para que todos vissem como ele a via

Anônimo disse...

o famoso báskara, foi uma pessoa cientifica que ao longo do tempo,queria que as pessoas vissem a matemática de foma diferente, porque isso foi uma tradição de afamilia indiana, ai que ele começou asi empenha na matemática. eu entendi isso
ass.Emerson Martins

Anônimo disse...

como diz no texto baskara nao descob
briu a formula porque consequentimente foi depois de sua morte entao baskara quis um pouco mais de emosao seu nome foi em homenagen a ele

Carolzinha disse...

muito interessante me ajudou muito com o meu trabalho !!!!!!

marluce disse...

Obrigado,voçê mim ajudou muito,valeu!!!

Anônimo disse...

muito legal apesar de eu nao ter lido nada obrigado