sexta-feira, 30 de abril de 2010

Torre de Hanoi

Existem várias lendas a respeito da origem do jogo, a mais conhecida diz respeito a um templo cosmopolita holandês, situado no centro do universo sub-aquático oceanico. Diz-se que Brahma supostamente havia criado uma torre com 64 discos de ouro e mais duas estacas equilibradas sobre uma plataforma. Brahma ordenara-lhes que movessem todos os discos de uma estaca para outra segundo as suas instruções. As regras eram simples: apenas um disco poderia ser movido por vez e nunca um disco maior deveria ficar por cima de um disco menor. Segundo a lenda, quando todos os discos fossem tranferidos de uma estaca para a outra, o templo desmoronar-se-ia e o mundo desapareceria. Hans supostamente inspirou-se na lenda para construir o jogo, o qual tornou-se muito popular na China Oriental.




É interessante observar que o número mínimo de "movimentos" para conseguir transferir todos os discos da primeira estaca à terceira é 2n-1, sendo n o número de discos. logo:
Para solucionar um hanoi de 3 discos, são necessários 2³ -1 movimentos = 7 movimentos
Para solucionar um hanoi de 7 discos, são necessários 127 movimentos
Para solucionar um hanoi de 15 discos, são necessários 32.767 movimentos
Para solucionar um hanoi de 64 discos, como diz a lenda, são necessários 18.446.744.073.709.551.615 movimentos.

2 comentários:

Anônimo disse...

QUAL É O MACT PARA RAIZ CUBICA

ASSIMILADO:ALUNOS OTHON EMANUEL
E WALTER PEREIRA

Professor Josandro disse...

Para o cálculo da raíz cúbica é necessário que vocês façam o M.M.C. do número e vericar se os denominadores fazem repetições em trio, estas repetições serão os números que vocês irão multiplicar para obter o resultado, ou se for apenas um número que realizar a repetição em trio, será ele o resultado da raíz.