quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A vida e os desafios de um matemático, por Cássia Heller Rodrigues Nascimento - 1 lugar


Desde as civilizações mais remotas, a geometria intrigou a história humana, inicialmente como meio de medir a terra, e organizar as plantações a partir de seus estudos, muito contribuiu para a evolução da geometria e do conhecimento de um modo geral. Mas afinal para que serve? Será que servem somente como elemento decorativo? O homem reúne  beleza e a competência para oferecer a todos os seres uma obra original.
“mas afinal quem foi Pitágoras?”
Ele foi um grego - bom, o nome não engana a ninguém! Ele era um gênio, um matemático. 
Mas Pitágoras foi mais que um gênio da matemática ele também conhecia outras coisas como: música, moral, filosofia, geografia e medicina.
Ele só tinha 16 anos e já sabia tudo, os melhores filósofos ficavam assombrados com tanta inteligência que alguns não conseguiam responder as perguntas que ele fazia a eles. Mandaram Pitágoras a Mileto para se “juntar” com Tales, o primeiro grego a se dedicar aos números.
Resultado:  as massas retrucaram que ele foi morto na escola que foi incendiada, outros dizem que ele foi exilado. “mesmo esquecido, morreu em paz”. Pitágoras morreu com mais de 80 anos e até hoje ele é lembrado através de sua fórmula: a2 = b2 + c2.

Nenhum comentário: