quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A filosofia e a matemática de Pitágoras, por José Elionai Meneses de Oliveira- 2 lugar


Filósofo e matemático nasceu na Grécia em 570 a.C. cuja biografia é envolta de lendas. Segundo o que dizem o nome significa altas da Pítia ou o que foi anunciado pela Pítia, pois sua mãe ao consultar a pitonisa soube que a criança seria um ser excepcional. O mesmo teve como sua principal mestra, a filósofa e matemática Temstocléia.
A escola a qual ele freqüentava aceitava pessoas de ambos os sexos. A esposa de Pitágoras foi provavelmente a primeira matemática da história. E seus alunos eram divididos em, os externos e os internos.
A maior descoberta de Pitágoras ou de seus discípulos imediatos diz respeito à relação existente nos triângulos, o qual consiste em provas que a soma do quadrado dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. O que existe de científico em sua doutrina chegou através de seus discípulos. Por isso que Aristóteles nunca citou Pitágoras diretamente, mas sim os seus seguidores, os pitagóricos. Pitágoras também fundou uma comunidade, ao mesmo tempo religiosa, filosófica e política na região. Essa agremiação dominou grande parte do Sul da Itália (Magna Grécia) até que uma conspiração pôs fim à sua hegemonia, aonde Pitágoras desterrado para Metaponto, veio a falecer entre cerca 496 a.C. a 497 a.C.

2 comentários:

Unknown disse...

professor:o texto do elio foi mito bom, mais faltou algumas coisas sobre ¨pitágoras valeu!!!

yasmin disse...

seu texto é muito bom,gostei muito!!!!!!!!!!